terça-feira, 9 de junho de 2009

Segunda aula

A segunda aula foi na sexta-feira passada, dia 05/06. Comecei a aula trocando os alunos de lugar para que o problema da bagunça fosse resolvido. Os mais agitados foram colocados bem distantes uns dos outros. No início da aula eles estavam se comportando. Porém quando propus a atividade dos cartões, eles começaram a se agitar e a bagunça começou. Eles perguntaram para o colega ao lado as informações e tinham que preencher os cartões. Percorri a sala de aula e observei que estavam fazendo a atividade,porém somente alguns fizeram a outra atividade que era de relatar para mim as informações do colega, uns porque não souberam fazer, mesmo eu explicando, e outros porque não prestavam atenção e não queriam realizar a atividade.
A atividade que eles gostaram de fazer e prestaram mais atenção foi a de listening. Eles teriam que anotar que tipo de conversa estava havendo, que informações estavam sendo referidas e anotar exatamente estas informações. Eles, de modo geral, conseguiram realizar as duas primeiras, tiveram mais dificuldade na última.
Assim, acho que terei que fazer com esta turma mais atividades que prendam a atenção deles, como de listening, por exemplo. As atividades de duplas eu percebi que agitam eles demais, embora tenha que fazer este tipo de atividade,pois faz com que interajam. Pensei em atividades individuais que façam os alunos terem que falar alguma coisa para o grande grupo.
O próximo tópico será sobre origens, países e nacionalidades. Será dia 19/06, pois nesta sexta será feriadão na escola.
Já estou começando a pensar sobre que atividades seriam adequadas. Sendo que, sugestões são sempre bem-vindas!
Até breve!

7 comentários:

cláudiafiala disse...

Estava pensando aqui no que poderias fazer e já que disseste que eles ficam calmos com atividade de listening quem sabe uma música e um trabalho em cima dela não seria legal?
E para os países e nacinalidades quem sabe um jogo da memória onde eles tenham que associar uma figura dos Eua,como por exemplo, a estátua da liberdade com o nome e a nacionalidade correta em inglês........
Um essas são minhas sugestões ,mas o mais importante é manter a calma, pois as crianças de hoje com certeza não são como nós fomos e como as de antigamente......e sempre tem uma turma que bagunça mais ou menos ainda mais com todo ess sitema complexo!!!!!!!!!!!!
Um abração amiga e boa sorte na proxima aula bjkssssssss

KarinaCrochemore disse...

com a minha turma atividades de listening foram as que mais deram certo. O silêncio tomava conta da aula durante este tipo de atividade! Era incrível!!! Acho q esta é a maior novidade para qualquer turma, vejo que a audição não é trabalhada mesmo!

Tenho um dvd bem legal q trabalha com paises/nacionalidades. Se quiseres e se a escola tiver onde a turma assistir, posso te emprestar.

Um beijao!

CarolVieira disse...

Muito obrigada pelas dicas, colegas!!! A atividade de listening é com certeza a que mais mantém a atenção dos alunos. Na minha próxima aula farei novamente esta atividade com países e nacionalidades. Te agradeço Karina, mas a escola não possui televisão para que possamos utilizar. Valeu mesmo!!
Um beijão e bom trabalho para todos nós!!

Luciana Vasconcelos disse...

Com minha turma o listening funcionou tb, acho que a novidade e um certo medo faz com que se interessem bastante

Desirée disse...

que bom que deu certo, carol!

fiz listening com minha turma hoje pela primeira vez. tiveram atenção na atividade, mas não senti que foi algo tão empolgante... vamos ver nas próximas vezes!

boas aulas!

KarinaCrochemore disse...

Oi Carol!

Estou sentindo falta de atualizações tuas!
Andas sem tempo para postar?

Bjinho!

Martina Blaas disse...

infelizmente não tive tempo de fazer listening com meus alunos!! mas acho que teria sido bem legal!!! speaking é algo que não funcionou na minha turma... era um trabalho fazer eles falarem qualquer coisa em inglês!! ;/