sexta-feira, 29 de maio de 2009

Minha primeira aula

Bem, a minha primeira aula não saiu como eu esperava. A turma é muito agitada e fazem muito barulho, fazendo com que as minhas explicações ficassem prejudicadas. Eu comecei fazendo tudo como tinha planejado, apresentação e warm up. Depois eu propus que eles fossem me dizendo quais as perguntas que fazemos quando não conhecemos algúem. Eles sabiam somente como se pergunta o nome, as outras informações, como sobrenome, idade e telefone não sabiam. Eles então se agitaram muito com a atividade que eu propus depois, de preencherem cartões com as informações dos colegas. Neste momento eu acabei fazendo com que cada um preenchesse o seu cartão e depois perguntassem para o colega ao lado as informações deles e escrevessem no caderno. Eu resolvi mudar pois achei que se eles errassem no cartão do colega iriam acabar reclamando e atrapalhando a aula. Eles então preencheram o seu cartão mas poucos fizeram a atividade das perguntas para o colega ao lado. Os alunos que sentavam na frente demonstraram interesse e fizeram as atividades propostas. Porém não conseguiram fazer a última atividade, que era de falar para mim sobre o colega.
Desta forma, como foi sugerido pelo professor, retomarei estes tópicos na próxima aula e vou me impor bem mais, no sentido de amenizar a conversa e barulho que os alunos fazem. Fiquei frustrada quando saí da aula, mas saí também motivada a melhorá-las e fazê-las de acordo com meus propósitos. Estou disposta a fazer tudo para chegar ao fim pretendido, não vou desanimar não. Então vou me dedicar bastante na preparação das próximas aulas, que serão dois períodos corridos sexta-feira que vem! Até lá!

6 comentários:

Desirée disse...

Carol, sobe na mesa na próxima aula!

KarinaCrochemore disse...

Carol, eu acho que na atividade dos cartoes tu deveria ter feito como tinhas planejado. Como era a primeira vez em aula, tinhas que arriscar, experimentar as coisas...aí sim, se nao dessem certo, tu mudarias algo nas proximas vezes.

Bagunça é normal numa atividade "diferente"...só temos que descobrir como manter a bagunça num nivel em que não precisemos extremisar no grito!!

Beijos e boas proximas aulas!!

vivian wrege disse...

quanto a bagunça em sala de aula, eu acredito que isso eu consegui controlar mas talvez eu teria que fazer uma atividade que envolva mais eles... e concordo cm a karina. leia o livro que o rafael mandou pra nos.

beijos e boa sorte nas proximas aulas.

Larissa Buss disse...

Pois é, Carol, a bagunça é um problema mesmo. Mesmo eu que não me considero das mais calmas preciso melhorar muito no aspecto disciplinar, porque não é fácil controlar os alunos!
Mas boa sorte para ti no resto do estágio!

CarolVieira disse...

Muito obrigada, colegas!!!
Como disse a Larissa, não é facil controlar os alunos, ainda mais na faixa etária da minha turma de quinta série. Mas vamos lá, o importante é realizarmos nossas atividades com dedicação e aprendermos como lidar com estas circunstâncias da sala de aula. Turmas sem nenhum problema de disciplina é dificil de encontrar, por isto o negócio é não desanimar!! Um grande abraço e bom trabalho!!!

Martina Blaas disse...

Concordo com a Larissa, eu tenho que aprimorar minha habilidade de controlar meus alunos e me impor com eles. A indisciplina deles é algo frustrante e desanimador, mas não podemos deixar a peteca cair não!! é isso aih Carol!! bjão