sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sala de aula- sistema complexo

a) tomando a sala de aula como um sistema complexo, dotado de determinadas características, como você ilustraria tais características na prática docente - seja aquela observada no semestre passado, seja aquela que espera vocês nesse semestre?

De acordo com o texto " Considerações sobre grupos em ambientes virtuais de aprendizagem como sistemas complexos", podemos retirar conceitos que se relacionam à sala de aula.
Um sistema complexo é aquele definido como um complexo de elementos em interação.
A sala de aula é um sistema complexo, em que as suas características são somativas, ou seja, não sofrem alteração. A interação é uma característica fundamental neste sistema.
A partir destes conceitos podemos perceber que para que haja um bom andamento deve haver estímulo por parte do professor para que os alunos interajam e sejam capazes de ajudar-se uns aos outros.
O professor, tendo em vista as diferentes características das turmas, deve propiciar a interação entre os alunos, pois desta forma estará contribuindo para o aprendizado deles. Assim, as aulas se tornam dinâmicas e propícias ao aprendizado.

Eu, particularmente, espero que as minhas turmas sejam participativas e que eu possa desenvolver um bom trabalho, de forma a propiciar um bom aprendizado aos alunos.

b) ainda entendendo a sala de aula como sistema complexo, que ações específicas de sua prática de estágio poderão compensar as "perdas de energia" (interação) na sala de aula? Como pretendem prolongar ao máximo o momento de resistência sistêmica?

Eu pretendo levar bastante material e conhecimento aos meus alunos, fazendo com que haja grande participação por parte deles. Como vou ministrar aulas para uma turma de quinta série, pretendo levar materiais para a faixa etária deles, como músicas, textos interessantes e tudo o que venha a lhes interessar e contribuir para a interação entre eles.
O professor deve estimular a interação mas ao mesmo tempo deve interferir para que não haja dispersão por parte dos alunos. Assim, em determinado momento a sua interferência é essencial para o bom andamento da sala de aula.

5 comentários:

KarinaCrochemore disse...

Concordo plenamente que a interferência do professor em uma atividade seja importante para o bom andamento da aula. Já foi-se o tempo (certo,nao foi-se tanto assim) em que os professores ficavam sentados em suas classes após "passarem" exercicio no quadro, somente mandando os alunos copiarem e fazerem o que foi proposto, sem q o aluno pudesse questionar o professor ou um proprio colega.



Kisses!

Elisa Hönnicke disse...

Oi Carol...
Disseste que:
"A sala de aula é um sistema complexo, em que as suas características são somativas, ou seja, não sofrem alteração."

Fiquei meio em dúvida quanto a esse conceito, acho que não entendi exatamente o que quiseste dizer. Ao meu ver o sistema é chamado complexo porque é variável, ou seja, pode sim sorer alterações, por isso temos o aspecto imprevisível...

Me avisa se eu estiver "trocando as bolas" falando de um assunto diferente ao teu.

Quanto à interação, não há dúvidas de que deve ser mantida pelos alunos através do estímulo do professor. Nosso maior desafio será cativá-los e mantê-los envolvidos, numa perspectiva colaborativa, participativos e conectados no processo. Bem, impossível certamente não é.

Com nossa parcela de interferência faremos o melhor para não desperdiçar essa "energia"!

Boa sorte, bom trabalho! (para todos nós)

CarolVieira disse...

Tens razão Elisa, me equivoquei mesmo. Os sistemas complexos são variáveis, portanto sujeitos a alteração.

Rafael disse...

Caroline e Elisa, é isso mesmo: os sistemas complexos têm características constitutivas, não somativas, pois cada sistema é mais do que a soma de suas partes.

Legal essa troca de vocês. Continuem nesse movimento! Abraços!

Fernanda Lugo disse...

O provérbio diz: " A união faz a força" mas a nossa frase é: A troca é essêncial, porém variável! acho que é isso que faz a sala de aula um sistema complexo, Carol. Li as tuas considerações e resolvi deixar deixar aqui esse comentário, só para te dizer que também não foi muito fácil entender numa primeira leitura algumas das exemplificações do texto. mas a nossa colega Elisa q é ex aluna do curso de física, é bem melhor p/ explicar essa parte....fica atenta ao blog dela!
como diz a Débora, Fica a dica!
Abs, F.Lugo